As transformações que as novas tecnologias proporcionaram à vida das pessoas fizeram e fazem com que novas soluções, oportunidades e desafios estejam em pauta. Seja na sua casa, no seu trabalho ou na sua empresa.
Não à toa nosso tempo é classificado por alguns como a era da agilidade. Os processos estão cada vez mais rápidos e multidisciplinares.
O profissional e as empresas que não acompanharem as mudanças serão deixados para trás em pouco tempo. Como melhorar, então, a gestão dos seus processos?
No ano de 2001, alguns programadores de softwares de tecnologia decidiram criar um manifesto para balizar melhor o desenvolvimento de suas tecnologias. Chamaram de Manifesto Ágil.
Os processos de gestão de pessoas, projetos e recursos da época precisavam ser melhorados para obtenção de melhores resultados, visando acompanhar a rapidez das mudanças tecnológicas.
Esse manifesto ganhou repercussão também em outros campos, chegando até a área de Recursos Humanos.
O Manifesto Ágil no RH foi idealizado por profissionais da área e teve como objetivo adaptar os princípios já estabelecidos no manifesto anterior para a área de recursos humanos.
Assim, ao invés de valorizar a forma tradicional do RH, geralmente apoiando-se em estruturas hierárquicas, às vezes sigilosas, impostas, com retenção de informações e outras ações mais individualizadas, o Manifesto Ágil do RH preza por engajamento entre as pessoas.
Desta forma, estabeleceram-se seis princípios adaptados ao RH, visando orientar as empresas a melhorarem a cultura de trabalho. A meta é alcançar resultados em tempos mais curtos e com menos recursos, mantendo-se a qualidade desejada.
Valorização de redes colaborativas, transparência, adaptabilidade, inspiração e comprometimento, motivação intrínseca e ambição são os princípios ágeis em RH.
As empresas que pensam no futuro e na melhoria dos seus processos internos estão aplicando esses princípios.
Mas, afinal, como a Metodologia Ágil beneficia seu negócio?
Benefícios de aplicar a metodologia ágil no RH
Estabelecidos os princípios da Metodologia Ágil no RH, vamos entender como essa nova forma de gerir pessoas e processos melhora sua empresa.
A primeira palavra de ordem é produtividade. No entanto, a palavra “ágil” do método não significa fazer as coisas de forma simplesmente mais rápida.
O intuito de aplicar os princípios ágeis no seu RH é observar desperdícios de tempo, pessoas e recursos que poderiam ser empregados em outras atividades.
Tem como benefícios também a identificação de burocracias desnecessárias, talentos humanos desperdiçados e outras situações que não são fundamentais para o seu negócio.
A implementação de uma metodologia ágil em seu RH permite, então, otimizar os trabalhos, dar autonomia aos colaboradores de acordo com suas especialidades, motivando-os a buscar soluções, entre outras questões.
O que são os métodos ágeis?
Existem diversas metodologias ágeis que aplicam os princípios do manifesto citado. Cada qual com suas peculiaridades e diferenças.
Todas elas, no entanto, têm como objetivo a obtenção de melhores resultados práticos na hora de recrutamento e seleção de colaboradores, treinamento e desenvolvimento de equipes e na gestão de pessoas do seu negócio.
Valorizar a multidisciplinaridade, o crescimento profissional de acordo com os talentos de cada colaborador, dando autonomia para as equipes buscarem soluções de forma colaborativa, incentivando mudanças e adaptações necessárias, são os objetivos das diversas metodologias.
Tool kit da Agilidade
Os métodos ágeis estão presentes nas organizações há muitos anos. A agilidade não se limita apenas à ferramentas, também é composto por técnicas e frameworks para diversas finalidades. Você, provavelmente, já utilizou uma ferramenta ágil em algum estágio da sua vida profissional. Te convido a conhecer alguns dos mais utilizados:
Kanban
O método Kanban auxilia na gestão das tarefas por meio de processos visuais, como uso de etiquetas (físicas e digitais). Dessa forma, as equipes e colaboradores podem ter uma visão global das responsabilidades, prazos e metas dos projetos em andamento.
O objetivo é facilitar o fluxo de informações e aumentar a produtividade das pessoas elencando responsabilidades, critérios, prioridades e prazos a serem cumpridos, por meio de três pilares: To do (para fazer), Doing (em execução) e Done (concluído).
Lean
O objetivo da filosofia Lean é identificar custos e tempo que poderiam ser reduzidos para a produção do mesmo produto ou serviço, sem comprometer a qualidade do mesmos.
Portanto, o Lean busca direcionar recursos evitados para serem investidos em novas tecnologias, treinamento dos colaboradores e outras situações que favoreçam o desenvolvimento de competências necessárias em um mercado cada vez mais competitivo.
Scrum
O Scrum é, talvez, o framework mais utilizado quando pensamos em um RH mais ágil. Esse método prioriza a otimização dos trabalhos, por meio da multidisciplinaridade, integrando gestores e equipes.
Um grande projeto é dividido em processos menores e em tempos curtos (sprints), com metas e estratégias, sendo cada colaborador responsável pela execução de uma parte
Ao final de um período maior definido, os resultados são agrupados e avaliados, identificando gargalos e o que precisa ser melhorado para atingir o objetivo principal pré-definido.
Como aplicar o método ágil no seu RH?
Os métodos ágeis devem ser buscados tanto pelos gestores do RH, na sua implementação, quanto pelos colaboradores, na sua execução.
Assim, inicialmente se faz necessário conhecer a fundo as metodologias e como elas são aplicadas no mundo corporativo. Antes de aplicá-lo, é necessário entendê-lo.
Portanto, profissionais que possuem essa qualificação estão cada vez mais valorizados no mercado.
Além de novas oportunidades, visto que as empresas estão sempre buscando melhorar a produtividade em seus processos, salários maiores e novas possibilidades se apresentam para um profissional HR Ágil.
Junte-se a mais de 100 mil pessoas impactadas com nossos treinamentos e aprenda como aplicar o método ágil no seu RH ou na qualificação da sua carreira.